parte 1 parte 2 parte 3 parte 4 parte 5
Início Beth Sales A Arte e o Lixo Exposições 2008 Obras Sacras Obras Diversas Banner
Artesanatos Câmara Municipal História de Nova Granada Area Infantil Depoimentos Vídeos
Reliquias Rio Grande
Fotos1 - Fotos2
Escola
Marques Pinto
Centenário de
Nova Granada
Jogos
Terceira Idade
Mostra Cultura e
Solidariedade

Depoimentos







COMENTÁRIOS SOBRE A GRANDE ARTISTA
PLÁSTICA BETH SALES




UM SÉCULO DA HISTÓRIA DE NOVA GRANADA,
NA CRIAÇÃO DE BETH SALES




Ato de Fé, assim podemos chamar o acervo reunido por Beth Sales, nesta importante exposição intitulada por ela, ” RELÍQUIAS DE NOVA GRANADA EM ARTES “.

Partindo da origem e significado da palavra Relíquia, que remete a algo que pertenceu a um santo ou mártir, a ser guardado e reverenciado, aqui o que se vê, é a redescoberta histórica, artística e cultural da cidade que ela escolheu para relatar.

Imagens, pessoas, belezas e sutilezas estão em foco, captadas de dentro para fora, com devoção e transbordamento.

São anos de busca de fotos antigas. E a busca continua.

Neste ano do Centenário da Fundação de Nova Granada (04/09/2011), a oportunidade de realizar esta exposição-homenagem, permite que se estabeleça um diálogo mais forte entre a inspirada artista e aqueles que valorizam obras sustentadas por coração e verdade.

A realização de trabalho tão envolvente, além de completar o perfil de Beth Sales, serve de congraçamento com outros artistas que colocam seus ideais a serviço da arte de todos os tempos.

E mais. A energia de Beth Sales e seu propósito de preservação de bens materiais nas telas e objetos são a garantia de permanência para sempre.

Gerações futuras agradecerão a Beth Sales, por ter se dedicado com tanto amor à valorização do patrimônio que nós granadenses, herdamos de nossos pais.

Prof°. Drº. Hygia Teresinha Calmon Ferreira. Presidente da Comissão Organizadora dos 100 anos da Fundação de Nova Granada e Supervisora da Comissão Organizadora do Acervo da Paróquia São Benedito de Nova Granada.






Beth Sales aperfeiçoou o curso de cabeleireira, e abriu um salão de beleza, e começou a despertar o dom artístico de pintar quadros e telas, a cada trabalho ela ficava feliz, porque as inspirações surgiam de uma pequena rosa ou mesmo uma árvore solitária no deserto de areia, até antigos casarões dos desbravadores e pioneiros do passado.

Foi aí que Sales começou a tomar gosto pela arte, e por amor a cidade que ela abraçou com carinho iniciou uma campanha de conseguir informações sobre o passado de Nova Granada.

Beth não perdeu tempo fazendo levantamento das antigas casas e casarões, retratando em telas.

Sales com a ponta de seus pincéis ia deslizando, sobre as telas e transformando o passado de Nova Granada em presente, casas antigas que não existiam mais, e esquecidas, e que hoje estão restauradas minunciosamente mostrando as novas e futuras gerações, os que não conhjeceram porque eles não eram nascidos na época.

Ela que no início era cultivadora de lavoura de vinhas, hoje cultiva e cria obras de artes.

Esta grande Artista Plástica, no início não foi fácil, mas com suas obras de artes que estavam naufragadas em águas profundas, para emergir na superfície e conquistar seu espaço com merecimento entre os grandes artistas de Nova Granada e região.

Com convicção que em breve, beth irá ganhar títulos das mais alta condecoração no cenário brasileiro de artes, e será consagrada para sempre, e o seu nome Beth Sales estará entre os famosos Artistas em nível universal.

Beth Sales que abraçou esta cidade com carinho, o povo, e Nova Granada também te abraça da mesma forma, porque você sempre será considerada, e filha ilustre desta cidade querida que te acolheu com os braços abertos e adotou como sua legítima filha.

A exposição da Câmara Municipal, está sendo um sucesso, todas as obras correspondem a realidade dos títulos, e as imagens das telas vem a tona um passado não muito distante.

Mas Sales com sua habilidade de pintar, não deixou o passado de Nova Granada se perder na escuridão do tempo.


Atenciosamente: Trajano Bijalva Prates e Anna Zorzi Bijalva.






Poucos tem coragem de assumir determinadas responsabilidades e poucos tem a veia artística...
Tudo começou com um quadro achado no lixo, bastou você olhar e sentir que esse seria um dos seus caminhos a seguir.

Parabéns pela garra e pelos seus trabalhos!!

Paulo Bilivis
02/04/2015




Total de Visitantes: 119722